
Descrição
Este processo representa como uma demanda identificada pelo cliente é analisada e convertida em uma solicitação de projeto para a área de GSC. Também são apresentadas de forma macro as etapas de priorização das demandas e dos cenários de atendimento. A partir destas informações a GSC estabelece o seu calendário de atendimento para todas as solicitações de projeto aprovadas.

Descrição
O cliente identifica junto a sua área a necessidade de automatizar certos processos ou trabalhos que são ou serão executados pela sua equipe. Após identificar estas necessidades, o cliente entra em contato com a GSC descrevendo tal demanda.
O cliente poderá informar a GSC sobre a sua demanda de várias maneiras: por e-mail, ticket, verbalmente na reunião de PA, entre outras.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Identificar a demanda de projeto | Verificação da necessidade de automatizar processos ou adquirir ferramentas para suportar as atividades da área. |
Informar a demanda de projeto | Comunicar a GSC verbalmente ou por escrito sobre a demanda de projeto. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Cliente |
Entrada | Não há |
Saída | Descrição da demanda de projeto |
Observações
Observações |
Importante resaltar que esta atividade poderá ocorrer a qualquer momento, mas comumente ocorre durante as reuniões de PA. |

Descrição
A equipe da GSC voltada a projetos avalia a demanda de projeto realizando uma triagem, onde somente as demandas que se caracterizam como projetos poderão ser convertidas em solicitações de projeto. As demais demandas serão encaminhadas para outras áreas ou simplesmente canceladas.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Entender a demanda de projeto | Recebe-se a demanda verbal ou por escrito e entende-se o que está sendo solicitado. |
Avaliar a demanda de projeto | A partir do entendimento da demanda são identificadas as suas características e define-se a demanda num projeto ou não. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: GSC (Projetos) |
Entrada | Descrição da demanda de projeto |
Saída | Demanda de projeto válida Demanda de projeto inválida |
Observações
Observações |
Em alguns casos poderá haver a necessidade de consultar o cliente para esclarecer possíveis dúvidas durante o entendimento da demanda. Demandas que caracterizem um esforço inferior a 30 dias não são enquadradas como projetos. |

Descrição
Toda demanda de projeto válida deve ser convertida numa solicitação de projeto para a GSC. A partir do momento em que a demanda é considerada válida, a GSC encaminha ao cliente o formulário de solicitação de projeto, para que ele informe mais detalhes sobre a demanda.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Enviar o formulário de solicitação de projeto | O formulário de solicitação de projeto é enviado ao cliente, junto com um exemplo para auxiliar o seu preenchimento. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: GSC (Projetos) |
Entrada | Demanda de projeto válida |
Saída | Formulário de solicitação de projeto |
Observações
Observações |
Visando auxiliar o preenchimento do formulário de solicitação de projeto, a GSC poderá enviar exemplos de solicitação de projeto de outros clientes. |

Descrição
O cliente preenche o formulário de solicitação de projeto com os dados da demanda de projeto e o envia à GSC, formalizando a solicitação de um novo projeto para atender a sua área.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Preencher o formulário de solicitação de projeto | O formulário de solicitação de projeto é preenchido com os dados da demanda identificada e informada anteriormente. |
Enviar a solicitação de projeto | Ao concluir o preenchimento da solicitação de projeto, este é enviado para a avaliação da GSC. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Cliente |
Entrada | Formulário de solicitação de projeto |
Saída | Solicitação de projeto preenchida |
Observações
Observações |
O cliente poderá consultar a GSC para solicitar esclarecimentos sobre como proceder no preenchimento do formulário de solicitação de projeto. |

Descrição
A GSC verifica as informações preenchidas no formulário de solicitação de projeto, com o objetivo de avaliar se todos os itens importantes foram devidamente preenchidos.
Quando for identificado que a solicitação de projeto está incompleta, a GSC retorna o documento ao cliente, indicando os pontos que precisam ser revisados ou complementados.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Avaliar a solicitação de projeto | É realizada uma avaliação da solicitação de projeto, utilizando como base uma lista de verificação (checklist) previamente definida. |
Reportar ao cliente o resultado da avaliação | O resultado da avaliação é informado ao cliente. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: GSC (Projetos) |
Entrada | Solicitação de projeto preenchida |
Saída | Checklist de solicitação de projeto Solicitação de projeto válida Solicitação de projeto incompleta |
Observações
Observações |
O cliente, ao final da avaliação, sempre receberá o checklist indicando o resultado da análise realizada pela GSC. |

Descrição
A GSC realiza o estudo da solicitação de projeto e acrescenta ao documento a estimativa de tempo e custo para executar o projeto. As estimativas serão realizadas principalmente com base nas informações históricas dos projetos encerrados.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Analisar a solicitação de projeto | É realizada uma nova leitura e são identificadas as principais funcionalidades e/ou recursos que o produto do projeto precisa atender. |
Estimar o tempo e o custo de execução do projeto | As informações extraídas da análise são avaliadas com base nos projetos encerrados, através da planilha de estimativas. Ao final, a solicitação de projeto é atualizada com as estimativas de tempo e custo. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: GSC (Projetos) |
Entrada | Solicitação de projeto válida Planilha de estimativas |
Saída | Solicitação de projeto atualizada |

Descrição
A GSC verifica as informações preenchidas no formulário de solicitação de projeto, com o objetivo de avaliar a melhor estratégia de gestão que atenda ao projeto.
Quando for identificada a estratégia de gestão, a GSC retorna ao cliente sugerindo a estratégia de gestão que melhor se enquadra ao projeto. Em comum acordo, a GSC e o cliente formalizam a decisão de qual estratégia adotar para o projeto no documento de solicitação de projeto.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Identificar a estratégia de gestão | Com base nas informações presentes na solicitação de projeto, é identificada a melhor estratégia de gestão para o projeto. |
Definir a estratégia de gestão para o projeto | A GSC sugere ao cliente a estratégia de gestão para o projeto. O cliente avalia e aprova ou não a sugestão da GSC. Em caso de não aprovação, o cliente indica a estratégia de gestão para o projeto. Em comum acordo a estratégia de gestão é definida. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: GSC (Projetos) |
Entrada | Solicitação de projeto atualizada |
Saída | Solicitação de projeto atualizada |

Descrição
Este documento tem como objetivo descrever a demanda identificada pelo cliente contemplando principalmente a justificativa do projeto, o objetivo a ser atingido, as premissas e restrições, o orçamento destinado ao projeto (caso exista) e a forma de gestão (centralizada, compartilhada ou consultiva). Este documento representa em linhas gerais as fronteiras do escopo do projeto, e a partir destas informações as estimativas de custo e tempo para executar o projeto poderão ser feitas.
Modelo

Descrição
Este checklist tem como objetivo identificar não conformidades no preenchimento do formulário de solicitação de projeto.
Modelo

Descrição
Esta planilha tem como objetivo apoiar a realização de estimativas conforme as características do projeto informadas na solicitação de projeto. As estimativas são baseadas nas experiências de projetos encerrados.
Modelo
