
Descrição
O processo de projeto de portal de conteúdo representa um subprojeto e apresenta as fases do seu ciclo de vida, que tem como objetivo o desenvolvimento de um portal com conteúdo previamente definido e com recursos funcionais já existentes, sem a necessidade de adaptações ou ajustes.
Comumente este subprojeto é adotado para demandas de sites institucionais ou portais de eventos, onde os conteúdos já estão previamente definidos e existe a necessidade apenas da criação da parte visual (tema).

Descrição
O subprocesso definir escopo visa representar a fase do ciclo de vida que corresponde à identificação das fronteiras do projeto, incluindo as suas premissas, restrições e o que não fará parte do escopo deste projeto.
Inicialmente são identificados e descritos os requisitos que o portal deverá respeitar para garantir que as expectativas do cliente sejam atendidas, e assegurar que o fornecedor tenha ciência de todo o escopo do projeto, reduzindo o risco em relação ao entendimento do projeto.
Processo
P07 - Definir Escopo

Descrição
O subprocesso contratar fornecedor apresenta as atividades realizadas para contratar o fornecedor que irá executar o projeto de portal de conteúdo.
Para executar o projeto, o coordenador do projeto pode optar por contratar fornecedores previamente credenciados pela GSC, conhecidos como fornecedores qualificados, ou selecionar outros fornecedores que prestem o serviço desejado. Para o segundo cenário, o setor de compras e contratos será envolvido no processo.
Caso o valor das propostas superem o orçamento do projeto, o cliente poderá cancelar o projeto, reduzir o escopo ou informar novos recursos financeiros para complementar o orçamento.
Processo
P09 - Contratar Fornecedor

P11 - Executar Projeto de Portal de Conteúdo
Descrição
O subprocesso executar o projeto caracteriza o trabalho que será realizado pelo fornecedor para construir a parte visual do portal/site e adicionar o conteúdo predefinido. Quando necessário, o fornecedor também irá configurar e/ou parametrizar as funcionalidades existentes no ambiente de portais.
O fornecedor deverá sempre apresentar um planejamento do trabalho a ser executado, respeitando os critérios informados durante o processo de contratação e as agendas dos envolvidos no projeto. Uma vez que este planejamento seja aprovado, o fornecedor poderá iniciar o trabalho contratado.
Este subprocesso também inclui as atividades de implantação e homologação por parte da equipe do projeto e do cliente.
Processo
P11 - Executar Projeto de Portal de Conteúdo

Descrição
O subprocesso transitar para produção consiste nas atividades de implantação/liberação do portal/site para o seu uso corporativo no ambiente de produção da RNP.
Neste processo está incluso o treinamento e a passagem de conhecimento para a equipe de sustentação, a fim de garantir que a equipe esteja preparada para suportar o portal/site após o encerramento do projeto.
Processo
P14 - Transição do Projeto
