
Descrição
Este processo representa as atividades necessárias para executar o projeto que consiste no trabalho que será realizado pelo fornecedor para implantar ou disponibilizar o produto/serviço contratado. Também está contemplada a adaptação ou a customização do produto, quando necessário.
O fornecedor deverá sempre apresentar um planejamento do trabalho a ser executado, respeitando os critérios informados durante o processo de contratação e as agendas dos envolvidos no projeto. Uma vez que este planejamento seja aprovado, o fornecedor poderá iniciar a execução do serviço contratado.
Este processo possui a premissa de que o software ou serviço adquirido será disponibilizado no ambiente do fornecedor, sendo ele o único responsável por mantê-lo sempre disponível.

Descrição
Na primeira semana do projeto, o fornecedor deverá realizar uma reunião de kick-off do projeto com o coordenador do projeto. A reunião visa apresentar a equipe do fornecedor e revisar o entendimento sobre o projeto.
O coordenador do projeto apresentará brevemente o projeto, suas expectativas quanto à execução e sua forma de trabalho.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Agendar a reunião de kick-off | O fornecedor agenda a reunião de kick-off do projeto, conforme a sua disponibilidade e a do coordenador do projeto. |
Realizar a reunião de kick-off | O fornecedor conduz a reunião apresentando sua equipe, seu entendimento sobre o projeto e sua forma de trabalho. O coordenador do projeto realiza uma breve explanação sobre o projeto e suas expectativas quanto à execução do projeto. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Fornecedor |
Entrada | Ordem de serviço |
Saída | Apresentação de kick-off |
Observações
Observações |
Durante a reunião o coordenador solicita o encaminhamento do planejamento do projeto realizado pelo fornecedor. |

Descrição
O cronograma de execução das atividades do projeto é elaborado com base na documentação disponibilizada e alinhado às expectativas do coordenador do projeto.
O cronograma contém todas as atividades a serem realizadas pelo fornecedor, incluindo datas previstas para a validação e homologação dos entregáveis do projeto.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Elaborar o cronograma de execução | O fornecedor elabora o cronograma de execução do projeto contemplando feriados, períodos de validação e homologação, respeitando as diretrizes constantes na documentação do projeto. |
Enviar o cronograma de execução | Após concluir a elaboração do cronograma, o fornecedor o envia para avaliação do coordenador do projeto. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Fornecedor |
Entrada | Documento de levantamento de requisitos Declaração de escopo do projeto Estrutura analítica do projeto Plano de comunicação Plano de configuração Plano de risco Plano de qualidade Solicitação de ordem de serviço Proposta técnica e comercial Ordem de serviço |
Saída | Cronograma de execução |

Descrição
O cronograma de execução do projeto é verificado quanto a sua aderência à documentação do projeto e se este aborda todas as atividades do projeto.
As datas que correspondem ao envolvimento dos recursos por parte da RNP são verificadas quanto à sua disponibilidade. Caso não haja, sugestões de datas são informadas para a atualização do cronograma.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Avaliar o cronograma de execução | O coordenador do projeto realiza a avaliação do cronograma de execução, utilizando como base uma lista de verificação (checklist) previamente definida. |
Informar o resultado da avaliação | Após concluir o resultado da verificação, o coordenador do projeto informa o resultado obtido ao fornecedor. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Coordenador do Projeto |
Entrada | Cronograma de execução |
Saída | Checklist de planejamento Planejamento aprovado Planejamento reprovado |

Descrição
O produto/serviço é adaptado, quando necessário, e disponibilizado no ambiente de homologação do fornecedor da solução. Durante este processo de adaptação e customização, o fornecedor poderá apresentar os resultados obtidos, dando transparência ao projeto.
Uma vez que o produto/serviço esteja disponível no ambiente do fornecedor para avaliação da RNP, o fornecedor comunica ao coordenador do projeto e informa os procedimentos necessários para o devido acesso.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Customizar e implantar o produto | O fornecedor aplica as customizações/adaptações ao produto/serviço, quando necessário, e realiza a disponibilização do produto/serviço no seu ambiente de homologação. |
Informar a disponibilidade do produto | O fornecedor informa ao coordenador do projeto a disponibilidade do produto/serviço e os procedimentos para acessá-lo. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Fornecedor |
Entrada | Documento de levantamento de requisitos Declaração de escopo do projeto Estrutura analítica do projeto Plano de comunicação Plano de configuração Plano de risco Plano de qualidade Solicitação de ordem de serviço Proposta técnica e comercial Ordem de serviço |
Saída | Entregáveis do projeto |

Descrição
O produto/serviço disponibilizado pelo fornecedor é avaliado com base numa lista de verificação, visando identificar se todos os pontos abordados no escopo do projeto e na solicitação de ordem de serviço estão sendo respeitados.
Durante esta atividade será verificada a sua aderência frente aos requisitos funcionais e não funcionais. Sempre que for identificada uma não conformidade, o fornecedor será notificado e realizará os devidos ajustes e correções cabíveis.
O produto será submetido a revisão somente se nenhuma não conformidade for identificada.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Avaliar a solução funcionalmente | O coordenador do projeto avalia todos os entregáveis visando identificar se estes estão conformes com a ordem de serviço e a documentação do projeto. Para realizar esta avaliação é usado um checklist de apoio. Também serão verificados os requisitos funcionais e não funcionais do produto/serviço. |
Informar o resultado da avaliação | Após concluir a avaliação, o coordenador do projeto informa o resultado obtido ao fornecedor. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Coordenador do Projeto |
Entrada | Entregáveis |
Saída | Checklist de implantação e avaliação funcional Avaliado com sucesso Não conformidades identificadas |

Descrição
Os corresponsáveis pelo projeto realizam uma revisão funcional no produto/serviço disponibilizado no ambiente de homologação do fornecedor. A revisão verificará se o produto/serviço atende a todos os requisitos funcionais descritos na documentação do projeto.
As funcionalidades e regras de negócio não serão avaliadas quanto a sua efetividade ou aderência às expectativas do cliente.
Somente com a aprovação dos revisores o produto/serviço poderá ser submetido à avaliação do cliente.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Revisar a solução | Os revisores realizam a revisão das funcionalidades do produto/serviço e a sua aderência à documentação do projeto. Sempre que uma inconsistência for identificada, esta será considerada uma não conformidade. |
Informar o resultado da revisão | O coordenador do projeto será informado do resultado. Este poderá ser aprovado ou reprovado. Caso reprovado, o revisor deverá indicar os pontos que precisam de ajustes. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Corresponsável pelo Projeto |
Entrada | Entregáveis (produto/serviço) |
Saída | Revisado com sucesso Não conformidades identificadas |
Observações
Observações |
A comunicação entre o revisor e o coordenador do projeto deverá ser evitada, pois o objetivo é que a documentação seja autossuficiente para o entendimento do projeto. |

Descrição
O produto/serviço estará disponível no ambiente de homologação do fornecedor para a avaliação do cliente, que verificará a aderência do produto/serviço ao negócio e as suas expectativas expressas na documentação do projeto.
Somente após a aprovação da homologação do cliente o produto/serviço do projeto poderá ser disponibilizado no ambiente de produção do fornecedor.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Homologar a solução | O cliente realiza a homologação do produto/serviço quanto à aderência ao negócio e às expectativas do produto final do projeto. |
Informar o resultado da homologação | Ao final da homologação, o coordenador do projeto será informado do resultado. Este poderá ser aprovado ou reprovado. Caso reprovado, o cliente deverá indicar os pontos que precisam de ajustes. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Responsável pelo Produto |
Entrada | Entregáveis (produto/serviço) |
Saída | Solução aprovada Não conformidades identificadas |

Descrição
Sempre que uma não conformidade for identificada nos entregáveis do projeto, o artefato é submetido ao fornecedor.
O fornecedor realizará os devidos ajustes e correções visando solucionar as não conformidades identificadas. Após aplicar as alterações nos entregáveis do projeto/serviço, o fornecedor os submete a um novo ciclo de avaliações através de uma nova disponibilização de versão.
Tarefas
Tarefa | Descrição |
Aplicar os ajustes e correções | O fornecedor realiza as atividades necessárias para aplicar os ajustes e correções aos entregáveis que possuem não conformidades. |
Relacionamentos
Relacionamento | Descrição |
Papéis | Responsável: Fornecedor |
Entrada | Não conformidades identificadas |
Saída | Entregáveis |

Descrição
Esta apresentação tem como objetivo apresentar a equipe envolvida no projeto, o entendimento/interpretação do escopo do projeto e a forma como o trabalho será executado pelo fornecedor.

Descrição
Este cronograma tem como objetivo apresentar a sequência de atividades que serão executadas pelo fornecedor durante o projeto, desde a contratação do fornecedor até o termo de aceite do projeto. Todas as atividades deverão apresentar as suas respectivas estimativas de tempo e os responsáveis por executá-las.

Descrição
Este checklist tem como objetivo identificar não conformidades presentes no cronograma de execução do projeto, verificando se os períodos de validação/homologação estão sendo respeitados, assim como a disponibilidade do cliente e da GSC.
Modelo
